Dia Mundial do Rock!

“Para quem acha que rock é barulho, não entende que para conquistar a liberdade é necessário se fazer ouvir! Feliz Dia do Rock!”

 

Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho no Brasil.

Esta data é uma homenagem ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX.

DIA MUNDIAL DO ROCK 2018 - Dia do Rock

Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências que são até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data somente é comemorada no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas ( 89 FM e 97 FM) em 1990 que consagraram o dia 13 de julho como Dia do Rock.

Os americanos, por exemplo, preferem celebrá-lo no dia 9 de julho, data em que estreou o programa de televisão “American Bandstand”, que ficou no ar entre 1952 e 1989 e ajudou a popularizar o gênero no país.

Durante o Dia do Rock, nas principais cidades brasileiras são organizados eventos com shows de importantes artistas representantes do rock n’ roll nacional e internacional.

Origem do Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Live Aid Dia Mundial do Rock - Dia do Rock
George Michael, Harvey Goldsmith, Bono, Paul McCartney, Bob Geldof e Freddie Mercury no Live Aid, em Wembley, em 1985 – JOE SCHABER / ASSOCIATED PRESS

O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.

O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.

O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.

Dicas do que fazer no Dia do Rock \m/

  • Vestir a camisa da sua banda de rock favorita
  • Passar o dia todo ouvindo os seus álbuns favoritos
  • Assistir o show Live Aid 85′ abaixo (do início ao fim)
  • Assistir aos shows mais icônicos da história do rock n´ roll no YouTube
  • Sair com os amigos para assistir ao show de uma banda de rock que você goste
  • Compartilhar suas músicas favoritas nas redes sociais
  • Montar uma banda de rock com os amigos

Live Aid 85′

Anúncios

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑